O Samu de Maringá se consagrou vice-campeão no ll Desafio Nacional de Trauma, considerado o maior evento de simulação de atendimento pre-hospitalares do Brasil, que reuniu 24 equipes de resgate de dez Estados. O evento ocorreu no último sábado (22) na cidade de Curitiba. Foi a primeira vez que a equipe de Maringá, composta pelo diretor de Urgência e Emergência de Maringá e médico do Samu, Mauricio Lemos, o médico Marcos Bitencourt e o socorrista Arnaldo Marques, representou a cidade.
Com a conquista da segunda colocação, a equipe tem a missão de representar Maringá e o país no desafio mundial no mês de setembro na Romênia. Além do segundo lugar geral no evento, a equipe se destacou ficando na primeira posição na categoria "atendimento do trauma da vítima complexa". Além de integrantes do Samu, também disputaram o desafio equipes de socorro do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência ( Siate), do Corpo de Bombeiros do Paraná.
As equipes participantes foram avaliadas durante atendimentos em cenários que representam diversos tipos de situação, como agressão com arma branca, atropelamentos, quedas em altura, colisões de motocicletas e automóveis. O evento de sábado foi organizado pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento, e teve o apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.
24/07/2017 00:01
04/07/2023 17:40
1