O helicóptero Saúde 03 do Samu de Maringá realizou na tarde desta segunda-feira (26), o transporte de um fígado de um paciente que estava internado na UTI do Hospital Universitário que teve morte cerebral. O doador do órgão é um homem de 52 anos vítima de ferimento por arma de fogo no crânio na manhã do último sábado (24) em Mandaguaçu.
Os órgãos serão transplantados em pessoas que estão na lista de espera como receptores e que estão nos primeiros lugares do cadastro e aptos a realizar o transplante. O fígado foi transportado para um hospital da cidade de Cascavel onde um paciente já está aguardando para receber o órgão.
“O emprego do helicóptero otimiza o tempo de chegada dos órgãos para que ocorra o implante, que é um fator fundamental para o sucesso do procedimento”, disse o Dr. Mauricio Lemos, médico do Samu de Maringá. A aeronave responsável pela missão estava sob o comando do piloto Raphael Chiossi, que decolou acompanhado do médico Mauricio Lemos, e um integrante do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná.
O filho da vítima que morreu no H.U quis cumprimentar o médico do Samu antes da aeronave decolar. "A família está triste pela morte, mas ao mesmo tempo estamos felizes e aliviados pois os órgãos do meu pai vão salvar outras vidas", disse o filho emocionado.
26/03/2018 00:01
04/07/2023 17:40
1